ENTREVISTA DE SONHOS | Vanessa Valadão

fevereiro 26, 2017


«Estava a fazer algo por mim, algo que me sentia bem a fazer e que me deixava feliz, e no fundo é isso que interessa.»

A entrevistada deste mês pertence ao mundo do Youtube, tem 27 anos, vive na ilha do Corvo, Açores, mas nasceu na Califórnia, Estados Unidos da América. Eis: Vanessa Valadão, uma mulher que gosta de passar o dia a sorrir e a fazer os outros sorrir, diz ser esse o seu objetivo no mundo. O resto vem por acrécimo, como o seu canal de Youtube. 

O que terá ela para nos contar?


Bem vinda Vanessa, que bom entrevistar-te! Todos os teus vídeos têm uma energia espetacular, adoro pessoas bem dispostas, que vestem o seu melhor sorriso todos os dias. A minha primeira pergunta é a mais difícil de todas [RISOS]: Porquê um canal de YouTube?
Antes de tudo quero agradecer te pelo convite que me fizeste, I feel honored. Ora bem, o canal do youtube... Começou porque passava (e passo) as minhas horas vagas a devorar vídeos de outras youtubers. Ao fim de alguns anos a ver e a aprender diferentes coisas neste meio resolvi arriscar e tentar partilhar o pouco que sei com quem estiver interessado, acaba por ser também uma forma de passar as minhas horas vagas a fazer algo que me dá prazer.

O teu primeiro vídeo no Youtube foi publicado há cerca de 3 anos, lembraste do que sentiste nesse momento? Tiveste medo da reação dos que te rodeiam? 
Lembro me perfeitamente de estar sentada frente a camara e pensar "Mas como vou começar isto?". Era uma situação um pouco desconfortável mas que com o tempo foi se tornando normal, a câmara acaba por se tornar uma amiga, se bem que às vezes ainda me faltam palavras e a língua embrulha um bocadinho, mas nada que umas edições não resolvam. Quanto à reação dos que me rodeiam, nunca foi algo que estivesse na minha mente., estava a fazer algo por mim, algo que me sentia bem a fazer e que me deixava feliz.

No início os teus vídeos eram essencialmente de Make Up, onde surgiu esta paixão?
É curioso que até aos meus 19 anos nunca liguei a nada que estivesse envolvido com beleza, posso dizer que era uma "maria rapaz". A partir do momento que comecei a ver vídeos no youtube começou a crescer paixão e curiosidade pelo mundo da beleza.  Na altura que comecei, a única youtuber portuguesa que conhecia era a Daniela Pimentel do blog Batom Num Palheiro. Então, a minha ideia era tentar retransmitir todos os truques e dicas que aprendia com youtubers estrangeiras, mas na nossa língua e à minha maneira.


Agora todos os dias te maquilhas?
Se me virem no meu dia a dia é muito raro andar maquilhada, deixo para as ocasiões especiais e para os vídeos. Até porque sou a favor de não termos vergonha de mostrarmos aquilo que somos, seja com uma pele de porcelana, ou cheia de borbulhas. Não nos devemos tentar esconder atrás de uma camada de maquilhagem, até porque aquilo que somos sai pela nossa personalidade e não pela aparência. Mas uma boa maquilhagem de vez em quando levanta a auto-estima de qualquer uma.

Lembro-me que no Halloween publicaste uma maquilhagem alusiva ao dia, onde arranjaste inspiração para a fazer?
Normalmente faço as minhas pesquisas no Pinterest ou mesmo no Youtube, tento arranjar inspiração para criar a coisa mais horrível que conseguir  ponho as toalhitas desmaquilhantes junto a mim e mãos a obra, pinturas desse tipo requerem muito "pinta e limpa".

Que vídeos teus nos aconselharias? Aqueles que mais gostaste de fazer e que o resultado final mais te agradou.
Os vídeos que faço com a minha sobrinha, dá-me imenso gozo vê-la a participar e a divertir-se. Fora esses, o vlog da viagem Cabo Verde porque é um sítio lindíssimo e o vídeo da receita das "Chewy Chocolate Chip Cookies" porque são mesmo muito boas!
  
Basta viajar um pouco no teu Facebook para perceber que és uma verdadeira mulher dos sete ofícios... Make Up, futsal, decoração de bolos, música ... não paras? 
Adoro aprender, os meus pais sempre me disseram que aprender não ocupa espaço. E concordo plenamente, tento aproveitar o máximo da vida e descobrir tudo aquilo que sou capaz de fazer (ou não...).


Sobre o lugar lindo onde moras .. Que segredos tens para nos contar?
São tantos... mas que não se conseguem contar  Descobrem-se mal se põe os pés nesta terra, só quem cá vem é que os sabe  Esta terra é a menina dos meus olhos  Como digo, é "o paraíso escondido".

Quais achas que são as desvantagens de viver numa ilha tão pequena?
Não vejo desvantagens. Apenas vantagens... mas é a minha forma de ver a vida e encarar a vida... vou dar uns exemplos para dar a entender a minha forma de pensar: estamos isolados... é meia verdade, temos sempre a internet para nos conectar com o Mundo; não temos shopping... verdade, mas também não é isso que é prioritário para nós; todos se conhecem ... verdade, mas assim temos sempre uma cara conhecida para põr a conversa em dia e um sorriso para receber durante todo o dia, todos os dias. 

Tens publicado cada vez menos vídeos de maquilhagem e cada vez mais vlogs. Porquê?
Acho os vlogs uma forma mais informal e descontraída de me dar a conhecer  Enquanto que nos vídeos de make existe aquela sequência toda e estamos basicamente ali a explicar quais os passos, os vlogs permitem partilhar com vocês sítios e acontecimentos que eu acho que sejam interessantes.


Dá para perceber que adoras viajar, qual a viajem que mais te marcou até hoje? Porquê?
Foi sem dúvida a viagem a Cabo Verde, mais propriamente à Ilha do Sal! Fiquei fascinada pela forma como eles vivem e encaram a vida, é exactamente da mesma forma que eu  Nos por estes lados passamos o dia a dia a trabalhar para ter dinheiro e tudo gira em torno disso, enquanto que lá não, eles vivem vida para se sentir bem, conviver uns com os outros, estarem felizes!! E senti uma admiração enorme por eles exactamente por isso.
  
Pensas fazer do Youtube algo mais profissional? Que planos tens para um futuro próximo?
Por enquanto o youtube é apenas o meu "refúgio"  até porque tenho um emprego das 8h as 17h e não é muito fácil conciliar as duas coisas  mas sem dúvida que pretendo continuar a fazer vídeos e tentar crescer a minha família youtuber. 

Para terminar: Nem penses e... diz uma coisa de que sintas saudades.
Do Sol ! 


Obrigada Vanessa, espero que tenhas muito sucesso e conquistes tudo aquilo pelo qual sonhas, nunca desistas! Continua sempre a cantar e encantar e nunca percas esse teu sorriso lindo, espalha alegria.  


ACOMPANHEM O CANAL DA VANESSA, AQUI

Artigos relacionados

9 comentários

  1. Olá lindona, eu amo entrevistas. É uma ótima forma de conhecer um pouco mais o outro.
    Gostei demais dessa.
    Beijocas.

    meumundosecreto

    ResponderEliminar
  2. Olá!
    Adorei a entrevista 💕
    Amei a make de halloween 💖


    Sucessão!
    Beijokitaz

    ResponderEliminar
  3. Não conhecia a Vanessa, vou já passar pelo canal dela :)
    Kiss, Mariana Dezolt
    Messy Hair, Don’t Care

    ResponderEliminar
  4. Bela entrevista! Não conhecia.
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  5. Obrigado, querida :D Tenho a certeza de que vais comer e chorar por mais :P

    :o Como assim não a conhecia?! Adorei conhecê-la e vou já seguir o trabalho!


    NEW OUTFIT POST | Things That Make You Feel More Mature.
    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  6. Adorei a entrevista! Que bom conhecer youtubers do meu Arquipelago!
    Só acho que viver numa ilha pequena tem uma desvantagem: ser pequena! Apesar de concordar com a maioria dos exemplos que ela dá, acho que uma ilha pequena não é lugar para eu alcançar os meus sonhos!

    http://photographybyvania.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. Adorei a entrevista, os meus parabéns! =)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. eu amei a entrevista ! nao conhecia e vou já cuscar ;)
    parabens está otima mesmo !
    Beijinhos ♡ O Olhar da Marina

    ResponderEliminar