ACMA | Pensamento em viagem

outubro 26, 2016

imagem: Gueno
Esta será uma das novidades deste mês aqui no blog, a minha participação no projeto ACMA, mais explicitamente "A Cultura Mora Aqui", este projeto foi pensado pela Ju, do blog Cor Sem Fim  e tem como principal objetivo diversificar os temas da blogosfera, incluindo a cultura neles. Todos os meses haverá um tema novo, sendo o deste mês: VIAGENS.

Bora lá começar a nossa?

Comecemos por nos sentar no sítio mais confortável que encontramos ... 
Na realidade o espaço que escolhemos será apenas a componente física da nossa viagem, a componente secundária. Sim, porque a componente principal desta experiência será a psicológica, o nosso pensamento. Afinal, "para viajar basta existir”, portanto vamos descobrir o mundo dos nossos sonhos !

Para iniciar a nossa viagem vamos embarcar para um dos muitos países desenvolvidos, Alemanha, Estados Unidos da América, Canadá, enfim, para um em que a azáfama das grandes cidades se impõe a [quase] tudo o resto. Provavelmente aquilo que mais veremos aqui será  a ostentação de grandes infraestruturas, resultado da importância que [quase] todos dão ao dinheiro, aos bens materiais e tudo o que traga prestigio socialmente reconhecido. E no fim das contas [que eles tanto adoram fazer], o que lhes resta? Onde está o amor de e para com os outros? Valerá a pena ser-se monetariamente rico?

A viagem prossegue ... para os países que estão agora a conseguir emergir da pobreza [monetária], para os países onde a exploração humana é quase porta sim ... porta sim. Aqui trabalha-se de sol a sol a troco de quase nada, afinal o que aqui importa é sobreviver. Será que a alegria de viver habita por estes lados? E o verdadeiro sorriso?

Mais uma moedinha ... mais uma voltinha. Vamos, por fim, aterrar nos países subdesenvolvidos. Agora a história é completamente diferente. Agora não há poder económico por parte de grande parte da população, só trabalho desgastante… Não há conforto, mas um sofrimento colossal que, mesmo que nos esforcemos, acredito que não conseguiremos imaginar … Venda ilegal de crianças, fome, falta de cuidados clínicos … É possível suportar tudo isto?

O mundo em que vivemos, este é um pequeno retrato desse mundo. Desculpem se a viagem de hoje não foi a dos vossos sonhos. Também não é a dos meus, acho sinceramente que é mais fácil fazer-se esta viagem quando se é criança, quando se é inocente. Pode ser que aos poucos o mundo entre no bom caminho ... assim o espero !


E vocês !? Querem entrar nesta viagem do ACMA? Querem fazer parte deste projeto e espalhar a cultura pelo mundo fora? Vamos a isto? 

Se ficaram interessados em participar nesta aventura, mandem um e-mail para corsemfim@gmail.com , sendo que a vossa participação não é obrigatória em todos os meses.

BLOGS DO PROJETO

OUTROS BLOGS CONVIDADOS






Artigos relacionados

4 comentários

  1. Esta ideia está óptima! Curiosa com os próximos posts!
    THE PINK ELEPHANT SHOE // facebook // instagram //

    ResponderEliminar
  2. Antes de mais, fico bastante contente que tenhas engrenado neste projecto! Valeu a pena ler! :p

    Beijocas,
    ANDA DAÍ!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada linda ! Fico feliz por isso 😍

      Eliminar